Ilha Graciosa: o que visitar
A Ilha Graciosa, conhecida como a ilha branca dos Açores, encanta quem a visita com o seu charme natural e ambiente tranquilo. Com paisagens deslumbrantes e uma rica herança cultural, esta ilha oferece uma variedade de experiências que garantem uma visita memorável.
Apaixonámo-nos ainda mais pela Ilha da Graciosa em 2019 quando alargámos a nossa gama de queijos e lançámos o Queijo da Ilha Graciosa, com uma cura mínima de 3 meses. Quem prova, adora! Experimente e encante-se com mais uma delícia da Graciosa.
Depois de garantirmos que descobriu o paladar e os aromas fortes do nosso queijo, deixamos-lhe outras sugestões para visitar na ilha Graciosa.
Santa Cruz da Graciosa
A bela vila de Santa Cruz da Graciosa é a sede do único concelho da ilha da Graciosa, que se divide em apenas 4 freguesias, desenhando uma das ilhas mais pequenas do arquipélago.
Explore o centro histórico da vila de Santa Cruz da Graciosa e encontre um excelente ponto de partida para o seu passeio pela ilha.
Burro anão: o burro da Graciosa
O Burro Anão da Graciosa é uma raça muito peculiar e é um sucesso entre os turistas que visitam a ilha da Graciosa. A sua estatura pequena em conjunto com uma personalidade dócil, o burro anão da Graciosa atrai sempre quem passa por ele. Tradicionalmente utilizados na agricultura local, ao dia hoje é possível ver esforços para proteger essa raça única e valiosa.
Descubra mais sobre o burro da Graciosa no site da Direção-Geral da Alimentação e veterinária.
Furna do enxofre da Graciosa
A Furna do Enxofre da Graciosa também merece uma visita. Localizada no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, esta caverna vulcânica de grande dimensão oferece uma experiência única de exploração subterrânea. Desça 183 degraus até à imponente caverna com 37 metros de altura e descubra a maior abóbada vulcânica da Europa, uma lagoa de 11 metros de profundidade e uma fumarola que deixa qualquer um impressionado.
O Centro de Visitantes da Furna do Enxofre é o núcleo da Reserva da Biosfera que a ilha viu reconhecida pela Unesco em 2007. Neste contexto da sustentabilidade, sabia que o nosso Queijo da Ilha da Graciosa foi distinguido com o selo da reserva da biosfera?
Queijadas da Graciosa
Deixámos para o fim, um dos nossos momentos preferidos. Está na hora de provar as queijadas da Graciosa. Feitas com uma massa leve e recheadas com um delicioso recheio, conquistam rapidamente os paladares mais e menos gulosos. Com uma receita secreta que passa de geração em geração, as queijadas da Graciosa são um verdadeiro símbolo da doçaria regional. Acredite, vai querer levar algumas consigo para casa!
Estes são apenas alguns dos pontos de interesse que destacamos para uma visita à Ilha Graciosa. Há muito mais para conhecer e desfrutar na ilha branca dos Açores.