Tem a certeza que pretende ser removido?
Campos de pastagem dos Açores

Festas Ilha Terceira: uma ilha sempre em festa

A ilha de origem da Milhafre dos Açores é conhecida pela sua beleza natural incrível, mas também pelas suas festas animadas e cheias de tradição. Ao longo do ano, a ilha transforma-se num palco de celebrações que misturam fervor religioso com folclore e muita animação, atraindo visitantes de todo o mundo. Vale a pena marcar a sua viagem na data certa para fazer parte das festas da ilha Terceira.

Sanjoaninas: a maior festa dos Açores

Em junho, a cidade de Angra do Heroísmo acolhe as Sanjoaninas, a maior festa popular dos Açores. As festas de Angra do Heroísmo duram quase um mês inteiro, e transformam a cidade num palco de concertos, bailes populares, exposições, atividades desportivas e outros eventos culturais. As marchas Sanjoaninas, com os seus trajes coloridos e coreografias animadas, são um dos pontos altos das festas Sanjoaninas, enchendo as ruas de música e alegria.

Aqui encontra tudo sobre as Sanjoaninas.

Touradas na Ilha terceira: a tradição da Tourada à Corda

As touradas à corda são uma tradição secular da Ilha Terceira, que atrai milhares de pessoas. Ocorrem durante as Sanjoaninas, mas também noutras alturas do ano, e realizam-se em várias localidades da ilha, garantindo momentos de grande emoção e adrenalina. Porquê? Porque o touro corre em “liberdade” pelas ruas das localidades, preso apenas por uma corda, que é agarrada por um grupo de homens valentes, conhecidos como os pastores. Sente-se corajoso para assistir a uma tourada à corda na Terceira?

Festa do Divino Espírito Santo: a tradição religiosa

As festas do Divino Espírito Santo acontecem em todas as ilhas, embora com algumas particularidades em alguns pormenores, tanto de ilha para ilha, como até dentro da própria ilha, nas várias freguesias. Consideradas as festas religiosas mais características dos Açores, estas decorrem ao redor do Império, um género de capela, e a responsabilidade da organização fica a cargo dos chamados mordomos. As festas do Divino Espírito Santo iniciam-se após a Páscoa e prolongam-se até ao oitavo domingo seguinte, o da Trindade. A par dos cortejos religiosos, a festa inclui sabores muito típicos, como a Sopa do Espírito Santo e a alcatra. Como já lhe abrimos o apetite para as iguarias da Terceira, saiba que pode facilmente provar outro produto premiado da ilha: o queijo curado de vaca da milhafre dos açores . Quem prova, adora!

Voltar para o topo